VISITANTES

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TEXTO DA POSSE DO NOVO REITOR DA USP...


Desde os tempos imemoriais a sabedoria e a imparcialidade tem sido buscada incessantemente pelos homens, entre nós sacerdotes e sacerdotisas de matriz africana Yoruba antes de tomar qualquer iniciativa nos dirigimos a Olodunmare, aquele que sabe os destinos do mundo e conseqüentemente a Ifa-Orunmila, aquele que é testemunha dos destinos dos homens e Ifa sempre nos fala através de metáforas, o dia de hoje se reveste de importância na medida que temos a nossa frente um homem simples chamado João Grandino Rodas, prestes a assumir não o mero posto de reitor de uma grande Universidade com um povo estimado de 87 mil cabeças mas assume de certa forma o futuro deste povo, e sem ser sabedor da ancestralidade desse povo estará fadado aos erros e aos insucessos.

Ifa nos diz:

Essa pessoa nasceu com o destino das contas, porem deve saber onde usar as contas se não souber usá-las de nada adiantará ter nascido com esse destino.

Aquela que nasceu com o destino das contas, consultou fez sacrifícios ao seu Ori e a noite sonhou.

Com uma bela coroa de contas em sua cabeça.

Com uma bela almofada de contas onde se sentava.

Com uma bela roupa de contas que era admirada por todos.

Aquela que nasceu com o destino das contas, acordou e se pois a pensar, resolveu então fazer um sacrifico a Esu para que ele traduzi-se o que Ifa tinha lhe falado no sonho.

Esu satisfeito com o banquete se colocou a disposição Daquela que nasceu com o destino das contas.

Ela perguntou:

O que é mais importante em meu sonho?

Esu respondeu:

Deves observar onde colocas as contas, pois ai esta o segredo, se você as coloca sob as nadegas, estarás sentada em sua própria sabedoria.

Se você as veste, o povo vai admirá-la porem você será apenas rica e fútil, perdulária, ninguém te dará valor.

Se você as coloca na cabeça e valoriza seu Ori, todo o povo verá que você é sabia e virá servi-la.

Sente-se na cadeira simples de seus ancestrais e busque neles a inspiração.

Descanse seus pés na almofada usada pelos ancestrais.

Assim sua cabeça suas nadegas e seus pés trabalharão a seu favor, e você terá a harmonia e a sabedoria que precisa ao tomar as decisões que virão.

Ifa é assim nos fala através de metáforas e esta é dirigida a alguém que deve assumir um posto de importância, nessa metáfora temos a inteligência como fator preponderante no itan, e discute-se como usá-la e onde usá-la, sendo bastante apropriada ao momento.

Portanto João Grandino Rodas, espero que você como Aquela que nasceu com o destino das contas, saiba fazer da Usp uma orquestra, pois a musica nos une, prime pela educação peculiar em você contida, e seja um magistrado de você mesmo antes de dar as sentenças.

Nesse momento elevo meu pensamento a Olodunmare, senhor de todos os destinos do mundo e a Ifa-Orunmila para que estejam sempre em você e te abençoe em todos os momentos para que sua gestão seja repleta de sabedoria.

E assim sendo orgulhosa e agradecida pelo convite tão importante e único em São Paulo conclamo a todos os presentes a darem a verdadeira posse ao Magnífico Reitor, Prof. Dr. João Grandino Rodas, com as bênçãos de todos os deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será lido e respondido devidamente