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quinta-feira, 14 de abril de 2011

AFOXÉ FILHOS DA COROA DE DADA / ILE OMO DADA




Data de fundação 30 de agosto de 1980.
Primeiro desfile, carnaval de 1981.

AFOXÉS ORIGENS

 

A palavra “AFOSÉ” que no Brasil vem designar uma espécie de bloco carnavalesco é de origem Yoruba, povo que vive na atual Nigéria e segundo diversos autores quer dizer:

N`fo asé = força lavada ou força renovada

N´fosé =  o encanto que faz acontecer

Segundo o Dictionary of Modern Yoruba “ R.C. Abraham” encontramos a palavra Afosé com os seguintes significados:

1-Afosé, type of priest of ifa.

2-Afosé (asé), type of charm causing harm to befall one’s enemy.
3- Afosé (asé) fafosé, pe un o o lo wo lowo, by using a charm in a horn, he predicted that should become rich

TRADUÇÃO


1-Afosé, Um tipo de sacerdote de ifa.
2-Afosé (asé), tipo de encantamento que faz o dano acontecer a um inimigo.
3 - Afosé (asé) fafosé, pe un oo lo wo lowo, encantamento usado em um chifre, que conforme foi predito o fará ficar rico.

Segundo relatos diversos, o afoxé teria começado em Lagos “Nigéria” quando uma rainha de poder extraordinário subiu ao trono, seu poder espalhou-se pela terra Yoruba provocando a ida a Lagos de caravanas reais.

Essas caravanas oriundas de pequenos reinos menos favorecidos, vinham buscar favores para a população local, Manoel Querino refere-se a uma festa realizada em Lagos, Nigéria, que recebia o

nome de DAMURIXA, ou seja FESTA DA RAINHA, aonde diversos cortejos vindos das mais diversas cidades Yoruba, realizavam um verdadeiro carnaval por toda a cidade.

É comum entre o povo Yoruba os cortejos reais, em determinadas épocas do ano onde o Orixá patrono da cidade é homenageado, o rei aparece para a população a fim de oferecer os sacrifícios anuais, pedindo a paz e a prosperidade de seus súditos.

Esses cortejos são bastante elaborados, e os guerreiros (guardas reais), dignitários da corte, ministros, orquestra e convidados, formam espécies de alas com o rei ao centro. O desfile começa no palácio e sai com destino ao templo do Orixá patrono da cidade e após os rituais e sacrifícios, volta ao palácio para uma grande concentração onde o rei fala ao povo.

Afoxés no Brasil


Apesar disso uma coisa une todos os afoxés em um só, os cânticos, que sempre são os mesmos a não ser que sejam cantigas
exaltações, feitas especialmente pelos compositores da agremiação e exaltando o patrono ou um Orixá em especial ligado a agremiação, ou que irá ser homenageado naquele ano.
Esses cânticos exaltação são sempre retirados de uma cantiga tradicional com estrofes em português, contando parte da historia daquele Orixa ou abordando um mito especifico.

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