VISITANTES

sábado, 20 de agosto de 2011

MITO DE ERINDILOGUN


Orunmila cansado de prever e orientar todos os seres que viviam na terra, resolveu tirar  férias, tão merecidas. Então comunicou a Exu a sua intenção e delegou a ele que espalhasse esta noticia a toda população da terra. Exu que é o mensageiro de todos os Orisa saiu avisando a todos que Orunmila iria se ausentar para descansar já que ele estava muito cansado. Os Orisa ficaram muito preocupados porque ficariam sem saber como eles iriam resolver qualquer coisa na terra e no Orun,(pois naquele tempo ninguém fazia nada sem consultar lfá) ninguém viajava, caçava fazia uma casa, plantava ou colhia, sem consultar o Oráculo de Ifá. Então se reuniram para decidir o que iriam fazer. Depois de muita conversa chegaram a um acordo. Deveriam pedir a Orunmila que deixasse alguém responsável pela sabedoria dele para eles continuarem a consultar Ifá, mas Exu entrou na conversa e falou que Orunmila precisava destas férias muito merecidas, pois ele estaria multo cansado e que ele poderia ficar muito chateado por não deixarem que ele descansasse. Osun falou para Exu que ninguém estava contra que ele descansasse, mas que a vida na terra estava parada e que o destino não teria valor sem os devidos conselhos de Ifá , então Osun resolveu ir até Orunmila e conversar com ele para que a existência não ficasse prejudicada. Osun antes de ir até a casa de Orunmila preparou um presente para ele, de 200 igbin , 200 orogbos , 200 obis, e 200 Idés e levou até a casa de Orunmila e chegando lá ofereceu este presente. Orunmila ficou muito feliz e agradeceu a Osun , mas Orunmila que não gostava de ficar devendo nada para ninguém perguntou a Osun  o que ela queria para ele não ficar devendo nada para ela ( pois Orunmila já sabia quem era ela e de seus poderes de ya-mi ) então ela explicou que os Orisa estavam preocupados com a viajem dele , e que eles não saberiam continuar a viver sem previsões e os conselhos de lfá , então Orunmila pediu um determinado tempo para ele decidir o que iria fazer e que daria uma resposta a todos os Orisa e a todos os povos da terra.
Demorou algum tempo para Orunmila dar a devida resposta e Osun foi novame
nte até a casa de Orunmila cobrar uma resposta pois todos continuavam muito preocupados. Chegando lá Orunmila já esperava Osun em frente de sua casa e mandou Osun avisar a todos as Orisa e a população que ele daria a resposta para todos e a solução do problema e que viajaria naquele dia mesmo pois estava muito cansado , e assim procedeu Osun.Ela chamou todos os Orisa na praça para ouvir a resposta de Orunmila. E Orunmila falou a todos que ele deixaria os 16 odus principais para que eles pudessem consultar Ifá e que assim a existência não pararia e sim, continuaria muito melhor. Eno Orunmila entregou os 16 odus para o Orisa Osun para que ela jogasse para todos e que ao 16 odus traria todas as respostas que eles precisassem.  Assim neste momento Orunmila dividiu os 256 odus , ficando assim 256 só para Orunmila e 16 principais para os Babalorixas e Yalorisas que poderiam consultá-lo quando precisassem , mas com uma condição , que só poderiam jogar aqueles que tivessem Exu , e seu Orisa assentado e que fosse representante do devido Orisa e que aquele que mentisse em nome dele morreria prematuramente ou
vagaria como IKUORUN e não teria perdão nessa terra e em qualquer mundo.
E a partir deste momento foi instituído o jogo de búzios ERINDILOGUN = ODISE ORISA, e que estes seriam os mensageiros de todos os Orisa ERINDILOGUN = os 16 que .falam ODISE ORISA = mensageiro dos Orisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário será lido e respondido devidamente